• MKT Poggi Consultoria

COMO PROTEGER SUA EMPRESA DOS RISCOS ECONÔMICOS NO CENÁRIO DA PANDEMIA



1. Reduza as compras aos fornecedores.

Sabemos que naturalmente com a queda nas vendas as compras também cairão. Tenha em mente que o que você vai vender agora nesse período será somente os melhores produtos. Podemos chamar de curva ABC, a curva A serão os produtos de alto giro ou maior procura. Você também pode listar os produtos top 10 ou top 50 ou até top 100 no caso de supermercados, conveniências e lojas de varejo como um todo. Consulte o seu sistema de informação para gerar esses relatórios para você.

2. Converse com a equipe do marketing da sua empresa para gerar promoções criativas!

Sim! Você precisará criar uma boa comunicação com seu cliente. Apostar em liquidação seria a estratégia menos eficaz possível. Pense, crie, incentive os seus funcionários a trabalharem juntos, conte com a sua equipe externa de marketing ou pessoas que ajudam a você a gerenciar suas redes sociais. Não bloqueie as ideias da equipe, deixe-as fluir. Dividir para vencer! Quando temos grandes e difíceis problemas, uma das primeiras estratégias é dividir os problemas em pequenas partes, com isso você conseguirá vencer os desafios dia após dia.


3. Reduza os custos fixos.

Custos fixos não deveriam existir, mas como faz parte do mundo dos negócios tê-los para a empresa funcionar, assuma custos espartanos, custos essenciais, o básico, somente o que importa. Reduza! Não tem escolha, tem que moderar, afinal as vendas já estão sendo reduzidas por cenários e previsões econômicas turbulentas.


4. Limite os seus custos pessoais.

Dar férias, diminuir as horas trabalhadas, priorizar a equipe que está com você a mais tempo! Preservar a equipe ao máximo, esse é o objetivo, esse é o seu desejo. Mas, infelizmente você ficará por um breve momento com as pessoas “multitarefas” as que fazem acontecer, as que levam a empresa à sério, as que vestem a camisa.


5. Foco nas ações de curto prazo.

O que lhe levará longe de fato é a sua paixão pelo que você está fazendo! Se não tiver amor pela profissão, não tem caixa negativo que aguente a pressão e o dia a dia. Por isso foque nas questões de curto prazo. O que vai fazer você gerar mais lucro no curto prazo? Não estou falando da gestão baseada no gerente bombeiro que vive apagando incêndio o dia todo, todos os dias. Por isso transforme a meta mensal em semanal, e a semanal em diária. Isso ajudará você a fluir com o que é prioridade, importante e urgente! Se estiver sempre executando as tarefas urgentes tem algo errado com os processos internos da sua empresa. Alerta Geral!


6. Não gaste muito tempo vendo notícias.

Sabe de uma coisa, quem ver o caos de muito perto ou se lança a ver e observar as coisas que estão totalmente fora do seu próprio controle, vai adoecer da cabeça, vai passar mal! Por isso não se alimente de tantas notícias. De fato, uma das funções da TV é prender sua atenção e manter a audiência. Você já se perguntou se aquela ou essa notícia é de fato relevante para você e para seu negócio? Estar informado é realmente muito essencial! Hoje temos que instalar diversos filtros na nossa mente para saber absolver o que de fato é relevante! Então, que tal desplugar um pouco dessa intoxicação de dados e focar no que realmente é significativo para você, sua família e seus negócios.


7. Foco no longo prazo, tudo passa!

O que lhe mantem vivo? Qual é o seu proposito na terra? Quais profissões você já teve? Quantos papéis sociais você já assumiu? Tudo passa, tudo é transitório, tudo está conectado, não existe nada aleatório. O que lhe trouxe até aqui foram suas vivencias e experiências. Logo, não desista tão fácil assim, afinal você faz o que ama! Se não faz, mude! O jogo não é só dinheiro, o jogo aqui nessa vida é ser feliz e estar sempre pronto para suportar o insuportável.


8. Onde tem dificuldade também tem oportunidade.

Não se faz bom marinheiro com mar calmo! Já ouviu essa frase? Certo dia ouvi de um cliente: - Graças a Deus por tantos problemas de uma vez só! Perguntei: - Por quê? - Ele respondeu: - Porque aprendemos mais rapidamente com todos esses problemas, assim, em breve não os teremos mais, já foi, passou! Deus está mandando-os assim, de uma vez só, justamente para que lá na frente seja só alegria e bons lucros. Nunca vi tão otimismo assim! Gostei, foi play power!


9. Não adie as decisões importantes, peça ajuda.

De fato, os livros de finanças afirmam que a falta de caixa, capital de giro, quebra as empresas! Concordo, porém a falta de tomada de decisão, o adiamento da mesma, ou a procrastinação do líder, essas sim, levam o caixa a zero!

Por isso meu amigo, minha amiga, não deixe para amanhã a decisão que você pode tomar hoje! Por bem ou por mal, execute, faça, você é um homem ou uma mulher de negócios, faça!

10. Liderança, liderança, liderança, lidere sua vida e seu negócios.

Os líderes são formados e provados nas dificuldades, nos conflitos, nos tempos ruins. Por isso, não se abstenha do seu cargo, lidere, comande, determine qual a direção, seja claro para toda a equipe, para onde eles devem remar e prosseguir. Afinal, os ganhos serão de todos, a culpa sempre será do líder!

A equipe da Poggi Consultoria ajudará você a construir seu planejamento, traçar suas metas, blindar o caixa e diminuir os riscos na hora de empreender. Agende seu atendimento on-line conosco para fazer sua consultoria e obter sucesso.


CLIQUE AQUI E AGENDE!


29 visualizações0 comentário